QUAL É O MEU CLIENTE? COMO POSSO IDENTIFICÁ-LO?

  

Conhecer o perfil do cliente que você já tem ou quer atrair é fundamental para poder definir estratégias no seu negócio, sejam elas de sortimento e mix de produtos, serviços, merchandising, preço, ações promocionais entre outras possibilidades que possam impactar seu público. Com as características claras, você poderá direcionar ações para investir no que realmente trará resultados.

O cliente de uma empresa é composto por pessoas que encontram naquele determinado negócio soluções para seus “problemas”. Entretanto, muitas vezes este grupo é muito heterogêneo, dificultando as tomadas de decisões quanto às soluções mais assertivas para ele. Não ter um perfil bem definido pode fazer com que você, no desejo de atender todos, erre nas entregas, perdendo oportunidades.

Para facilitar e ajudar esta etapa, compartilhamos alguns passos que achamos relevantes para definir o perfil do cliente:

1.     Quais são os seus principais consumidores? Sabe aqueles que você procura sempre estabelecer um maior e melhor atendimento, priorizando o estoque e conhecendo melhor as características? Liste-os.

2.     Cruze o que você detectou com o retorno financeiro atingido. Analise estas pessoas selecionados e procure por padrões no comportamento de compra e nas características. Leve em consideração algumas questões: Por que elas compram? Como elas utilizam o produto? Com qual finalidade? Importante entender se elas compram para alguém consumir ou para consumo próprio. 

3.     Procure por padrões, eles podem ser desde a localização geográfica, faixa etária, nível de escolaridade, hobby ou qualquer outro dado que permita criar uma segmentação, facilitando o trabalho posterior.

4.     Analise qual a solução procurada e para qual problema: Por que comprou na sua empresa? Teve indicação? Solucionou seu problema? Encontrou tudo?

 

Lembre-se: as pessoas procuram por soluções para seus problemas, ou seja, compreender esses problemas permite que você entenda melhor seu público criando ações direcionadas e melhores resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papéis Estratégicos das Categorias

Você sabe o que é Gerenciamento por Categoria? Sabe como este processo pode ajudar na definição de sortimento?

O que o consumidor quer é conveniência!